Home » Sem categoria » Entenda a importância da simplificação tributária e como isso afeta a sua vida

Yaha Trade - Eficiência no comércio exterior

20
janeiro
2018
Sem comentários.

Entenda a importância da simplificação tributária e como isso afeta a sua vida

Mudanças estão em fase de estudo no Ministério da Fazenda. Novas regras vão simplificar o pagamento das contribuições

Para tornar o Brasil mais eficiente e reduzir custos administrativos, o governo afirma que está trabalhando para simplificar a cobrança do PIS/Cofins. Em estudo pelo Ministério da Fazenda, a mudança das regras é fundamental para facilitar a vida das empresas e para incentivar investimentos e a geração de empregos.

Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, a simplificação é importante para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. No caso do PIS/Cofins, ele avaliou que uma forma de corrigir distorções é unificar as duas contribuições no longo prazo. A proposta faz parte de um pacote de 15 medidas prioritárias anunciadas pelo Governo do Brasil em fevereiro.

“Então, qual a nossa ideia: trabalhar primeiro no PIS, que é um pouco menos de 1%  do PIB. Ajusta, muda o modelo, testa a alíquota. Uma vez trabalhado isso durante um ano, por exemplo, teríamos que ter um segundo movimento: adequar a legislação da Cofins”, explicou. A fala de Rachid ocorreu durante o evento Correio Debate: Tributação e Desenvolvimento Econômico.

O que é o PIS

PIS é a sigla para Programa de Integração Social, uma contribuição tributária muito importante para o País. Ela é usada para financiar o seguro-desemprego e outras coisas como o abono salarial e a participação na receita dos órgãos e entidades.

O que é o Cofins

Cofins é um tributo federal e significa Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Ela, como o nome explica, financia a Seguridade Social, que é composta por Previdência Social, Assistência Social e Saúde.

Por que simplificar?

Essas duas contribuições são pagas pelas empresas e, por ter diferentes formas de incidência, exigem algum esforço contábil. Simplificar essa cobrança pode facilitar a vida desses empreendimentos que precisam pagar essas contribuições.

Fonte: Planalto


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

 

t