Home » Sem categoria » Benefícios fiscais para importação de máquinas

Yaha Trade - Eficiência no comércio exterior

18
janeiro
2018
Sem comentários.

Benefícios fiscais para importação de máquinas

A importação de máquinas pode ser um excelente negócio para os empresários que estão interessados em aumentar a produtividade e inovar. Entretanto, o que muitos não sabem é que existem benefícios para poder facilitar esta importação. Com isso, os custos reduzem consideravelmente e o sonho de aumentar a produtividade pode se tornar realidade de uma forma muito mais simples do que se imagina. A questão é saber fazer um planejamento adequado, se preparar e trabalhar com profissionais que de fato conheçam sobre o tema. O planejamento tributário neste caso será um grande diferencial. Por isso, busque informação, se planeje e faça a diferença no seu ramo de atuação.

A definição clássica de planejamento tributário diz que ele é “o processo de escolha de ação, não simulada, anterior a ocorrência do fato gerador, que busquem de forma direta ou indireta a economia tributária”. Em outras palavras, esse trecho quer dizer que ao realizar um planejamento tributário as empresas farão escolhas, que não tentem transparecer uma realidade que não existe (lícitas), antes que a operação aconteça. Isso se quiserem alcançar uma economia tributária.

O trabalho técnico realizado nas entrelinhas da definição de planejamento tributário que acabo de apresentar é facilmente realizado por um profissional especializado, porém o mais complexo de se compreender nessa definição é o marco de tempo que o fato gerador representa. Por isso, quero reforçar, que de maneira simplificada ele diz que as escolhas licitas, devem ser feitas ANTES QUE A OPERAÇÃO ACONTEÇA. Depois, qualquer ação que busque uma redução tributária pode levar vários nomes, menos planejamento tributário.

 Antes de realizar qualquer etapa de uma venda (como estruturar a operação ou definir os preços, por exemplo), é preciso ter a consciência que se o planejamento tributário for realizado, a redução de custos poderá alcançar dois significativos dígitos percentuais.

Dito isso, podemos observar um tipo específico de operação, que é a de importação de máquinas. Muitas empresas não sabem, mas ao realizar o seu planejamento tributário na importação, elas podem descobrir que de maneira nada complexa podem obter uma redução no ICMS da importação. Esse beneficio é muito simples, pois não está associado a um Regime Especial, nem a utilização de um determinado porto, nada disso, mas sim a simples interpretação do que é uma máquina para uso industrial.

Exemplificando, em um planejamento tributário recente realizado pelo Grupo Atus, foi obtida uma redução na alíquota de ICMS de 18% para 8,8%, essa diferença percentual aplicada a operação trouxe ganhos em competitividade que permitiram a empresa contratante a mudar o seu posicionamento de mercado, deixando de ser um varejista para ser um distribuidor de abrangência nacional.

Portanto, se quer importar, não subestime os resultados que um planejamento tributário podem oferecer.

Fonte: Administradores


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!

 

t